Escola Leke Treke

dia do livro
dia do indio
previous arrow
next arrow

Tchau, Tchau Bico (Chupeta)

Geralmente retira-se o bico/chupeta (mamadeira também), a partir de 1 ano e meio até os 3 anos. No processo de retirada a criança tende a sofrer menos do que os pais, que ficam com muita pena do filho, deixando muito inseguro. Não precisa ser assim, esse processo pode ser sem lágrima, de ambos os lados!

Primeiro passo – Conscientização dos Pais assuma, seu bebê cresceu!

  • Essas pequenas transições soam aos pais como uma perda, sinais de que seu filho vai se entregando ao mundo, que vai tornando “menos seu”. Racionalmente pode não fazer sentido, mas, emocionalmente, aceitar o crescimento da criança é a primeira batalha a se vencer.
  • Cabe aos pais mostrar ao filho o que ele ganha ao crescer. E nada de ficar com pena! Por que na hora de trocar a fralda pela cueca é bacana e trocar a mamadeira pelo copinho também.
  • Não fale que “mamadeira é coisa de bebê” assim, em tom pejorativo, se precisar se referir a isso, opte sempre para o lado positivo, mostrando quanto é bacana crescer e alcançar novas conquistas e aprendizados. Elogiar dizendo que estão muito felizes que ele está crescendo.

 

Segundo passo, tente aos poucos.

  • Reduza o tempo que a criança fica com o acessório, espaçando os intervalos. É uma forma de ela começar a se desacostumar. Programe-se, é você quem vai controlar o tempo.
  • Também é importante não “sequestrá-los”, ou seja, tirá-los quando a criança não estiver olhando, pois ele deve participar do processo. Os pais têm que dizer que estão indo guardar o bico/chupeta ou deixar a criança guardá-la e sempre em um local que ela tenha acesso. Não oculte, não omita a criança sente que está sendo enganada.
  • “O desafio não é retirar o objeto, mas fazer com que a criança não precise dele”.

 

Terceiro passo, fora o prendedor.

  • Se costuma usar a chupeta presa na roupa, tire o prendedor já! O uso excessivo provoca danos na musculatura oral, que não é fortalecida de forma adequada. A arcada dentária também pode ficar deformada e muitas vezes comprometida.

 

Quarto passo retire a chupeta durante a noite.

  • Tente retirar, com delicadeza, a chupeta da boca da criança depois que ela pegar no sono: avise-a, antes de ela adormecer, que você fará isso e explique que deixará o acessório ao lado dela, no travesseiro. Caso ela acorde e queira, poderá recolocar a chupeta novamente. “Jamais descumpra o combinado, sumindo com o objeto”.

 

Quinto passo, falar apenas de boca vazia.

  • Peça para seu filho/a tirar a chupeta da boca antes de falar: insista, todas as vezes que ele/a quiser dizer algo, explicando que é impossível compreender o que está sendo dito. Não se esforce para entender, porque assim você pode ceder e fazer o que a criança está querendo.

 

Silvia Audibert
Psicóloga Clínica CRP07/09764