Escola Leke Treke

dia do livro
dia do indio
previous arrow
next arrow

Adaptação na Escola Infantil

A escola infantil constitui uma experiência necessária de socialização para a criança. As brincadeiras e jogos e que acontecem no ambiente escolar estimulam o relacionamento com o mundo à sua volta.

O ingresso da criança na escola é o seu primeiro contato com um grupo de pessoas diferentes de sua família. Por isso, é comum que chore em seus primeiros dias de aula, as reações podem variar muito, tanto em relação às manifestações emocionais quanto ao tempo necessário para se efetivar o processo. Algumas crianças podem apresentar comportamentos diferentes daqueles que normalmente revelam em seu ambiente familiar, como alterações de apetite e retorno às fases anteriores do desenvolvimento. Podem também, adoecer; isolar-se dos demais e criar dependência de um brinquedo, da chupeta ou de um paninho.

Mas a tranquilidade e a segurança dos pais favorecem essa separação transitória. Há mães que não chegam a chorar, mas seus olhos imploram “filho, fique comigo”, embora as palavras o incentivem a ir com a professora. É frequente que no período da adaptação as crianças chorem na presença da mãe, resistindo a entrar na escola, mas uma vez dentro dela, mudam completamente e ficam felizes ao lado dos coleguinhas em pouco tempo.

Os pais devem estimular e preparar a ida para a escola com observações como: você vai brincar, fazer coisas que não faz em casa, fazer novos amiguinhos, pintar, ir ao parquinho, etc. Depois você conta tudo pra mamãe (ou pro papai). Quando a criança sabe que poderá contar tudo aos pais, sente-se mais segura, forte e participativa, mas evite interrogatórios, os pais devem ouvir atentamente a criança, esta é a maneira de estarem presentes, mesmo ausentes.

É importante, nos primeiros dias, e até quando se fizer necessário, que ela venha para a escola com a mãe, pai ou alguém de confiança da criança para que ela possa enfrentar o novo ambiente junto de alguém com quem se sinta segura, a participação da família nesta etapa é fundamental e a escola deve ser tratada em casa como um espaço positivo, que diverte, desenvolve e ensina.

Algumas informações sobre o processo de adaptação:

  • A vinda da criança para a escola deve ser planejada pelos pais, é interessante conhecer a rotina da escola.
  • A separação, apesar de necessária, é um processo difícil tanto para a criança quanto para os pais, mas é superado em pouco tempo.
  • Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação.
  • O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola e a ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação.
  • Despeça-se naturalmente de seu filho e não faça promessas para a criança que não poderá cumprir.
  • Não é recomendável que os pais permaneçam na sala de aula por muito tempo, pois dificulta a compreensão da separação.
  • Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele, lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe/pai a integração da criança.
  • O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente e poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação.
  •  A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno (manhã ou tarde).

A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de uma atitude pensada, consciente e segura e se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação.

O processo de adaptação depende muito da segurança dos pais.

Silvia Audibert
Psicóloga Clínica CRP07/09764