A escola infantil constitui uma experiência necessária de socialização para a criança. As brincadeiras e jogos e que acontecem no ambiente escolar estimulam o relacionamento com o mundo à sua volta.
O ingresso da criança na escola é o seu primeiro contato com um grupo de pessoas diferentes de sua família. Por isso, é comum que chore em seus primeiros dias de aula, as reações podem variar muito, tanto em relação às manifestações emocionais quanto ao tempo necessário para se efetivar o processo. Algumas crianças podem apresentar comportamentos diferentes daqueles que normalmente revelam em seu ambiente familiar, como alterações de apetite e retorno às fases anteriores do desenvolvimento. Podem também, adoecer; isolar-se dos demais e criar dependência de um brinquedo, da chupeta ou de um paninho.
Mas a tranquilidade e a segurança dos pais favorecem essa separação transitória. Há mães que não chegam a chorar, mas seus olhos imploram “filho, fique comigo”, embora as palavras o incentivem a ir com a professora. É frequente que no período da adaptação as crianças chorem na presença da mãe, resistindo a entrar na escola, mas uma vez dentro dela, mudam completamente e ficam felizes ao lado dos coleguinhas em pouco tempo.
Os pais devem estimular e preparar a ida para a escola com observações como: você vai brincar, fazer coisas que não faz em casa, fazer novos amiguinhos, pintar, ir ao parquinho, etc. Depois você conta tudo pra mamãe (ou pro papai). Quando a criança sabe que poderá contar tudo aos pais, sente-se mais segura, forte e participativa, mas evite interrogatórios, os pais devem ouvir atentamente a criança, esta é a maneira de estarem presentes, mesmo ausentes.
É importante, nos primeiros dias, e até quando se fizer necessário, que ela venha para a escola com a mãe, pai ou alguém de confiança da criança para que ela possa enfrentar o novo ambiente junto de alguém com quem se sinta segura, a participação da família nesta etapa é fundamental e a escola deve ser tratada em casa como um espaço positivo, que diverte, desenvolve e ensina.
Algumas informações sobre o processo de adaptação:
A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de uma atitude pensada, consciente e segura e se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação.
O processo de adaptação depende muito da segurança dos pais.
Silvia Audibert
Psicóloga Clínica CRP07/09764