O desenvolvimento da linguagem na criança ocorre de forma gradual e constante e, aos cinco anos de idade, a criança já deve ser capaz de falar adequadamente todos os fonemas (sons) da língua portuguesa. Nesta idade ela ingressa em outra importante fase de seu desenvolvimento: a aquisição da linguagem escrita.
O domínio da escrita ocorre de forma semelhante e dependente da linguagem oral.
Neste processo, a criança conhece a relação dos sons da fala com seus símbolos gráficos (letras) e passa a reconhecê-los, por exemplo, em seu próprio nome.
Quando a criança inicia o processo de alfabetização apresentando trocas na fala que não são mais esperadas à sua idade, comumente ela transfere estes mesmos erros para a escrita. Isso porque nosso processo de alfabetização tem na fala um importante apoio. É só lembrarmos como até hoje, quando temos dúvidas na forma correta da grafia de uma palavra, a pronunciamos em voz alta, na tentativa de transcrever o que ouvimos.
Assim como nenhuma criança nasce sabendo falar, o mesmo é para escrever.
Erros na escrita são esperados nos primeiros anos da alfabetização, porém, a partir dos 9 anos de idade a criança deve apresentar um processo de escrita mais organizado e com pouquíssimas trocas. Casos em que estes erros persistem ao longo dos anos e de forma intensa devem ser investigados.
O importante é o tratamento precoce de alterações na fala para assim, evitar alterações na aquisição da linguagem escrita. Fonoaudiólogos e psicopedagogos são alguns dos profissionais que podem auxiliar na superação das dificuldades na escrita.
Renata Veronese
Fonoaudióloga CRFa 9399RS