Escola Leke Treke

dia do livro
dia do indio
previous arrow
next arrow

Problemas na Voz da Criança

A disfonia infantil é definida como um distúrbio em que a voz das crianças tem o seu papel comunicativo prejudicado, comprometendo a mensagem verbal e emocional.

Está incluída nos distúrbios da comunicação e é comum coexistir com outros distúrbios, como perturbações da linguagem, perturbações fonéticas e problemas de audição.

Algumas das crianças com distúrbios vocais são caracteristicamente hiperativas, agressivas, com tendência à liderança, falam excessivamente e com intensidade forte (gritos). Também apresentam um perfil emocional de uma criança ansiosa e agitada.

A rouquidão é o sintoma mais comum nos quadros de disfonia, e pode ser decorrente de abuso vocal, uso inadequado da voz ou associado às alterações de vias aéreas superiores (problemas respiratórios).

As lesões laríngeas mais comuns na infância são os nódulos vocais, lesões estritamente relacionadas com o comportamento vocal abusivo e que caracterizam uma disfonia orgânico-funcional.

É necessário estar atento aos sintomas como rouquidão frequente, “veias” saltadas do pescoço no momento da fala, esforço vocal, e até perda da voz. Ao notar qualquer um destes sintomas é importante que a criança realize uma avaliação com médico otorrinolaringologista ou procure o fonoaudiólogo, que são os profissionais aptos a conduzirem orientações e o tratamento adequado dos distúrbios vocais.

Renata Veronese
Fonoaudióloga CRFa 9399RS