Escola Leke Treke

dia do livro
dia do indio
previous arrow
next arrow

Língua Presa e Língua Solta

Os conceitos de língua presa e língua solta são normalmente confundidos pelas pessoas.

A língua presa é decorrente de um problema anatômico, de nascença.

O frênulo lingual que está curto ou com inserção anteriorizada impede a movimentação adequada da língua dentro da boca, provocando alterações funcionais na fala, mastigação ou deglutição.

Devido à restrição anatômica, são criadas compensações para determinados sons que não conseguem ser produzidos corretamente, a fala é mais travada, com dificuldades nas palavras que contenham os sons do “l” e “r”.

A língua presa necessita de uma cirurgia simples, com o dentista, seguido ou não de fonoterapia, dependendo das funções alteradas.

A língua solta ou ceceio é causada pela flacidez da musculatura da língua e fica evidente na fala na produção dos sons “s” e “z”, quando a língua se projeta entre os dentes.

Como exemplo desta distorção na fala, temos o ex presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A língua que é flácida, solta e gordinha é projetada para frente (ceceio anterior) ou para os lados (ceceio lateral) durante a fala.

O ceceio pode ser causado por diversas razões como hereditariedade, tamanho da língua (ser maior que a estrutura óssea ou dentária), musculatura da língua flácida, problemas respiratórios (boca permanece aberta ao dormir com a língua acomodada na arcada inferior), alterações na arcada dentária, causadas principalmente pelo uso da mamadeira, chupeta, ou sucção de dedo.

Em ambas as situações é recomendado que seja realizada uma avaliação fonoaudiológica.

Renata Veronese
Fonoaudióloga CRFa 9399RS