Escola Leke Treke

dia do livro
dia do indio
previous arrow
next arrow

Influência da Alimentação na Fala

A correta alimentação da criança é importante para que ela possa exercitar várias funções como a sucção, a mastigação, a deglutição (engolir) e a respiração.

Ao sugar o bico da mama durante a amamentação, o bebê executa um movimento chamado de preensão. Por meio dele, ele prepara os órgãos da fala (língua, lábios e bochechas) pois exercita todas as estruturas envolvidas no crescimento ósseo da face como as articulações temporo-mandibulares, além da própria coordenação da sucção com a respiração e a deglutição.

Já a mastigação, que inicia no primeiro contato da criança com alimentos, por volta dos 6 meses, exige uma dissociação de movimentos da língua, lábios e mandíbula, o que é importante para a preparação da musculatura da boca para a articulação (fala). É a partir destes movimentos que vão se desenvolver os movimentos da fala, pois para falarmos bem também é preciso a participação de todas as partes citadas.

Devemos estimular a alimentação com diferentes consistências desde cedo, como forma de fortalecer a musculatura orofacial e proporcionar o desenvolvimento harmonioso da face. A preferência por alimentos macios pode estar relacionada à redução da força dos músculos da mastigação, consequentemente a dificuldades na fala.

Dicas:
– Não triture ou liquidifique os alimentos, esmague com garfo.
– Estimule a mastigação, dê o exemplo.
– Deixe a criança se alimentar sozinha.
– Estimule a criança a comer todos os tipos de alimento, assim sua mastigação será eficiente e vocês provavelmente não terão problemas de alimentação!
– Busque orientação com um Fonoaudiólogo e/ou Nutricionista.

Renata Veronese
Fonoaudióloga CRFa 9399RS